domingo, 26 de abril de 2009

Cine-Gastronômica (Centro de Cultura Judaica)

Exibição de um filme "gastronomico" e na sequencia um workshop sobre os pratos do filme, esse mês, dia 28/04 Terça feira:

http://culturajudaica.uol.com.br/01b/visualizar.asp?id=1603



28/04 | CINE-GASTRONOMIA
19h00 Filme: A Grande Noite
21h00 Workshop de Culinária: Receitas Italianas


O projeto apresenta um filme relacionado à culinária, seguido de um workshop que ensina as receitas mostradas no filme.

CINE-GASTRONOMIA: A GRANDE NOITE
Gênero: Comédia | Direção: Campbell Scott e Stanley Tucci | País/Ano: EUA 1996

Anos 50. Dois irmãos, Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci), emigram da Itália para os Estados Unidos. Eles pretendem abrir um restaurante italiano, chamado The Paradise. O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando. O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal (Ian Holm), propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante. Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite. Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Roteiro de Estréia, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme de Estréia e Melhor Ator (Stanley Tucci e Tony Shalhoub). Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, no Sundance Film Festival.

Local>>>>>>>
Teatro
Idade>>>>>>>
a partir de 14 anos
Duração>>>>>>>
107 minutos

WORKSHOP DE CULINÁRIA DO FILME "A GRANDE NOITE"
RECEITAS ITALIANAS, COM BRENO LERNER

A história do filme passa-se nos anos 50 e nota-se a dificuldade de obtenção de ingredientes hoje comuns em supermercados, como o arroz arbório e ervas, além da completa estranheza e desconfiança com que é recebido o risoto. A grande estrela do filme é o Tímpano ou Timballo, receita de provável origem napolitana, com mais de 50 versões conhecidas, todas elas de dificílimo e longo preparo. De acordo com Primo, um dos donos do restaurante do filme, um Tímpano é um tambor com as melhores coisas do mundo lá dentro. As estrelas coadjuvantes são o risotto e a bruschetta, de que trataremos em nosso workshop. Em todo caso, para os mais corajosos, trazemos uma receita de Tímpano do chef Luigi Tartari que foi publicada numa matéria da revista Gula sobre o filme (adaptada para retirada de carne de porco).

Local>>>>>>>
Auditório
Idade>>>>>>>
a partir de 14 anos
Duração>>>>>>>
80 minutos

______________________________________________________________________________________

Entrada gratuita | Ingressos limitados à lotação do espaço | Retirada dos ingressos para o cine-gastronomia e workshop de culinária com 1 hora de antecedência do filme. O Centro da Cultura Judaica convida a todos a colaborar com 1kg de alimento não perecível a ser doado ao Programa Ajuda Alimentando.

Nenhum comentário: